Filmes sobre os X-men (parte 1)

02/02/2014 14:34

Vou hoje tocar num assunto delicado para mim, que sou um dedicado leitor de várias revistas da franquia X-men, da Marvel. E já aqui eu apresento um problemão: As pessoas, em sua maioria, juram que X-men como revista em quadrinhos é algo secundário, e que os filmes, desenhos animados e mesmo videogames surgiram antes...

Gente, X-men foi uma revista em quadrinhos criada por Stan Lee, uma lenda em toda a Marvel. Após o sucesso do Quarteto Fantástico, que mostrava uma família de super-heróis, ele queria dar ao mundo um grupo de heróis que não se encaixava facilmente na sociedade, porque, de certa forma, representavam perigo para a humanidade. Isso foi alcançado com os X-men pois, com poderes mutantes de origem genética, eles eram considerados o próximo passo da evolução humana, ou como foi definido por Magneto, o Homo superior. O grupo de heróis começou com cinco deles: Ciclope, Garota Marvel, Fera, Anjo e Homem de Gelo, orientados e treinados pelo ''bom'' professor Charles Xavier. Mas vamos deixar de focar nessa explicação e começar a falar do filme? POR QUE OS FILMES DE X-MEN SÃO TÃO RUINS?! Só eu me pergunto isso? Só eu tenho frio na barriga de pensar no filme que vai estrear em breve, depois desse segundo filme sobre o Wolverine que eu nem consegui assistir (um cocô). Porque a história dos x-men foi tão estripada? Claro que os filmes não seriam capazes de reproduzir décadas de tramas em apenas algumas horas, mas o que foi feito não foi uma síntese nem ao menos uma adaptação, foi uma descontrução. Filme por filme, vamos avaliar o porquê.

A trilogia infame

X-men- O Filme. Esse filme foi um choque na minha vida rsrs. Eu desde já buscava encontrar o time original de x-men e entender a história, mas não achei. Aí eu pensei que os uniformes dos personagens seriam épicos... O-K... E as lutas? Dentes-de-sabre! Tempestade! Ciclope! A MALDITA JEAN GREY!!! As lutas foram meia-boca. Não foi um filme de ação. Foi no máximo O Paciente Inglês, chato e decepcionante. Os personagens? Ha... O Homem de Gelo é um novatinho nesse filme, os x-men de verdade nem falam com ele... Xavier é praticamente uma lesma. Vamos conhecer mais sobre isso:

Ciclope (Scott Summers): era pra ser o líder, mas no filme é só um personagem maçante que serviu de escada para o Wolverine, tanto que no filme 3 eles até matam Scott porque ele não era nada para o filme. Nos quadrinhos, ele é o líder mais intenso que já vi. Os poderes dele são absurdos. Ele se prova um cara fodão a cada nova edição. No filme? Ele é um retardado que só tem falas na hora de brigar pela Jean.

Jean Grey - A.K.A. ''A sem codinome'': Em algum momento do filme você vai ouvir Alguém exigir ser tratado pelo codinome. Quem assistiu o desenho X-men: Evolution também há de notar que, por algum motivo obscuro, Jean Grey é conhecida como... Jean Grey. Não se preocuparam em dar um codinome a ela. E olhe que ela é uma das queridinhas do público! Nos quadrinhos, a poderosíssima Garota Marvel é uma telepata e telecinética de alto nível, e posteriormente, na melhor saga de X-men que já vi até agora, ela se torna a Fênix. No filme, Jean Grey é só a paquera do Wolverine, mesmo...

Tempestade (Ororo Munroe): Nos quadrinhos, o time orininal de x-men é sequestrado e Xavier convoca um segundo time para salvá-los: Tempestade, Banshee, Pássaro Trovejante, Solaris, Noturno, Wolverine e Colossus, acho que foram esses, isso foi antes de eu nascer kkkkk. No filme, Wolverine aparece e Tempestade já está lá, sendo fraca e pouco pronunciada. Nos quadrinhos ela é venerada como uma deusa do Serengueti, Com poderes climáticos incríveis. Quando se adapta aos x-men, ela é uma guerreira nata, valorosa, coisa que não se vê no filme. Posteriormente, tanto nos quadrinhos como no filme ela vira uma líder dos x-men, mas nos quadrinhos ela fica metida e desagradável, nos filmes ela continua uma mosca morta.

Vampira: Kkkkkkkkkkkkk, levaram mais de 10 anos pra chamar a Vampira pelo nome certo dela, Anna Marie, nos quadrinhos. Nos filmes, ela só diz seu nome na terceira etapa. Vampira é uma coitada em todas as mídias que não são os quadrinhos e videogames. Ela não é uma garota sofrida e emo como todos veem. Ela é super espontanea, chama todos de ''docinho'' (''suggar'', ''honey''), e não se caga toda quando usa os poderes, na verdade, no presente, ela controla seus poderes totalmente. Ela começou como uma vilã, ao lado de Magneto e Mística, que é sua mãe adotiva (Ela adotou Vampira com outra mulher, Irene, ou seja, Mística corta pros dois lados e você não sabia). Vampira, enquanto vilã, absorveu os poderes de Miss Marvel (conhecem?) e passou a ser invulnerável, superforte e a voar. Porém isso a fez ter um transtorno de personalidade que a fez buscar Xavier e, por fim, ficar com os x-men. A Vampira do filme é uma garotinha assustada, e os dentes da atriz são tortos. Nada mais é notável.

Mistica (Raven alguma-coisa): Porque porra ela não tem uma roupa nos filmes? Em momento algum dos quadrinhos ela é escamosa, nua e com o cabelo duro e lambido de vaca. Sem mais.

Dentes-de-Sabre: O estripador que ama ver sangue jorrando nos quadrinhos aqui é praticamente um travesti ou lobisomem ou algo entre os dois.

Magneto: Um clássico exemplo de que uniformes deveriam ser mantidos, pois sem o dele, parece só um velho louco falando porcaria poraí.

Groxo: É mais alguém no filme do que sempre foi nos quadrinhos. Morre porque nos filmes os x-men matam livremente, há uma regra quanto a isso nos quadrinhos, porque eles não são assassinos, são heróis.

Wolverine: É o protagonista de todos os filmes. Se os filmes fossem Wolverine 1, Wolverine 2, Wolverine 3... Faria mais sentido. Nos quadrinhos ele é um estripador sem modos, chama todo mundo de ''xará'' e, por mais que odeie, faz parte do time. O tipão de ''cara errado fazendo a coisa certa'' que ele tem nos filmes só começa muito depois nos quadrinhos. Ele e Vampira não tiveram uma relação de pai e filha, nem ela foi a fim dele. Ela já namorou Magneto nos quadrinhos, porque ela é uma mulher, não uma garotinha. E ele passou muito tempo sem confiar nela, chamando-a de ''cachorra'' a todo momento. As pessoas amam Wolverine e como Hugh Jackman é o ator grande e bonito do filme que iria ficar sem camisa ou com uma apertadinha, deram logo o papel principal a ele. O Wolverine original é baixinho, até o chamam de nanico...

Não vou falar do Xavier de propósito, não encontrei o papel dele nesse filme. Foi super figurativo.

Aí eu acabo perguntando, que merda foi aquela que o Magneto queria fazer nesse filme? Transformar todos em mutantes? Oi? Nunca vi isso nos quadrinhos, não posso afirmar que não teve. Mas posso afirmar que, se teve, ele esqueceu de incluir na sua irmandade personagens super importantes da Marvel, como seus próprios filhos, Mercúrio e Feiticeira Escarlate, que são membros da irmandade original. Ou o Mestre Mental, ilusionista que causou a loucura com Jean Grey (falaremos disso depois). O filme é super decepcionante. Mesmo. Pra quem conhece e gosta desses quadrinhos, fica um gosto amargo na boca. Eu já havia comentado sobre os uniformes. Disseram que seria mais moderno ter roupas pretas com jaquetas. Duvido que os fãns realmente concordassem com isso, porque...

Só eu sinto a diferença?

Oi? Tempestade? Magneto?

Lagartixa azul Vs. Mistica

Vampira. A de baixo é a versão mais atual dela, mais Uncanny.

Ciclope: O ameba e o líder dos X-men

E então, fui claro em meu ponto de vista? Depois seguirei falando sobre o segundo filme e o quanto ele é ridículo também, por hora, segue uma capa  que representa os x-men na fase do primeiro filme, ou como deveria ser rsrs.

 

Okay? Até mais, ótima semana pra geral.

D'Lima

Enquete

O que você está achando do site?

Ótimo (199)
Bom (22)
Regular (19)
Ruim (30)

Total de votos: 270